Skip to content

Experiência se escreve com X

10/10/2008

Enviei, na semana passada, uma mensagem para minha lista de e-mails, contendo a Carta Aberta à Sociedade, que publiquei também aqui no blog. Nela, deixo de ser Jornalista por um instante e passo a falar apenas como cidadão. Aqui está o link para a Carta.

Pois bem, respondendo ao e-mail, o cidadão Pedro Rodrigues Neto, diretor do jornal Correio de Araucária, utilizando-se do e-mail do jornal, que se encontrava na minha lista, disse o seguinte (integra do e-mail enviado por Neto):

de Pedro Rodrigues Neto <editoraraucaria@gmail.com>
para Evandro Harenza <evandro.jor@gmail.com>
data 4 de outubro de 2008 12:00
assunto Re: Carta Aberta à Sociedade – Eleições 2008
enviado por gmail.com
ocultar detalhes 4 out (6 dias atrás)
Responder

Cara, você questiona a imprensa local falando que trablha para políticos e vc está fazendo o que??? que demagogIA

Respondi o e-mail dizendo-lhe por que critico a imprensa araucariense. Observe (também na íntegra) minha resposta:

de Evandro Harenza <evandro.jor@gmail.com>
para Pedro Rodrigues Neto <editoraraucaria@gmail.com>
data 8 de outubro de 2008 12:00
assunto Re: Carta Aberta à Sociedade – Eleições 2008
enviado por gmail.com
ocultar detalhes 8 out (2 dias atrás)
Responder

Caro Pedro Rodrigues Neto,

Há diferenças entre apoiar um político e trabalhar indiretamente para beneficiá-lo.

Jornalista pode sim trabalhar como assessor de político ou apoiá-lo.

Diferente de utilizar do veículo de comunicação em que trabalha para beneficiar terceiro, como é o caso da Imprensa Araucariense, por mim criticada.

O próprio Código de Ética dos Jornalistas  diz que:

“Cap. III – Art. 12

O Jornalista deve:

IV – Informar claramente a sociedade quando suas matérias tiverem caráter publicitário ou decorrerem de patrocínios ou promoções;”

Inclusive Informes publicitários da Prefeitura!

O Código de Ética dos Jornalistas também diz:

“Cap. II – Art. 7

O Jornalista não pode:

VI – realizar cobertura jornalística para o meio de comunicação em que trabalha sobre organizações públicas, privadas ou não governamentais, da qual seja assessor, empregado, prestador de serviços ou proprietário, nem utilizar o referido veículo para defender os interesses dessas instituições ou de autoridades a elas relacionadas;”

Isso quer dizer, também, em respeito ao proprietário ou principal financiador dos jornais de Araucária, beneficiando-o (no caso, o prefeito do momento, como acontece em nossa cidade).

Dizer-se imparcial, quando se recebe para publicar matérias beneficiando determinado político (inclusive o dono do jornal), nada mais é do que mentir e tentar enganar a população.

É isso o que penso e o que pensam todos os bons jornalistas que conheço.

Atenciosamente,

Evandro Harenza
Jornalista

www.evandroharenza.wordpress.com

PRN, como ele costuma assinar algumas matérias no jornal, enviou-me um novo e-mail, que também apresento na íntegra (o grifo em vermelho é meu, só para vocês verem melhor):

de Pedro Rodrigues Neto <editoraraucaria@gmail.com>
para Evandro Harenza <evandro.jor@gmail.com>
data 8 de outubro de 2008 13:50
assunto Re: Carta Aberta à Sociedade – Eleições 2008
enviado por gmail.com
ocultar detalhes 8 out (2 dias atrás)
Responder
espero que vc tenha como provar essas palavras registradas neste email. Ao que vejo sua inesperiência o colocou em problemas, afinal de contas afirmações como essas deverão ser provadas.

Procure um emprego, embarque numa redação, aprenda um pouco do ofício e volte a conversar comigo.

Não estranhem se verem no jornal semanal algo contra mim, mesmo que não contenha meu nome diretamente. Eles costumam atacar quem não faz parte da administração atual e quem não a defende. Mas, se ele espera uma resposta ao pequeno ataque, vai ficar esperando.

PS: Só uma coisa: Quem concorda comigo na minha resposta? Outra coisa: Devemos avisar o senhor Pedro Rodrigues Neto que Experiência e Inexperiência se escrevem com X?

About these ads
8 Comentários leave one →
  1. Olga Camargo permalink
    02/02/2009 8:48

    Engraçado! O que, exatamente, vc tem que provar? O Código de Ética dos Jornalistas??? O mesmo seria provar que todos são iguais perante a lei. Embora esteja determinado, na prática o que se vê é quase o oposto. Na imprensa araucariense, a mesma coisa.

    Entendo que estou um pouco atrasada. Mas acho que esse lance de “VOCÊ VAI TER QUE PROVAR” era moda na época dessa postagem.

    À propósito, o que foi feito do Jornal Correio de Araucária? Ainda circula?

  2. Rubem permalink
    26/11/2008 10:54

    Haha, chega a ser cômico ler o Correio. É sempre o mesmo papo: TAL CANDIDATO APELOU ou PREFEITURA REALIZA CONCURSO DE PEIDOS! VIVA! ou TAL CANDIDATO ESTÁ INELEGÍVEL! EU JURO!. E no editorial, as palavras do sábio pensador PRN, sempre dotadas de transparência, com um certo tom de ameaça. “É melhor pensar bem e votar no candidato que vale (15), senão você pode acabar chorando lágrimas de crocodilo”, rsrsrs. Uma mistura de palavreado bobo com frases-feitas mais bobas ainda.

    Eita Araucária, será que só eu me irrito com isso?

  3. Paulinho permalink
    14/11/2008 14:15

    Evandro sempre quando posso dou uma olhada no seu blog…
    sempre postei… e sempre soube o candidato que apoiava…

    Conheci você pessoalmente num aniversário, e você também sabe o candidato que defendi…

    Deixo aqui um grande abraço a você e o seu trabalho você exerce com muita dignidade pois sempre deixou as notícias bem claras sem tapar o sol com a peneira como muitos por ai…

    Imagine só… um jornalista com erros de gramática!!!

    Haha

  4. Jair Dransfeld permalink
    14/10/2008 12:22

    Isso mesmo Otilia, por isso devemos preservá-lo e apoiá-lo, pessoas assim como o Evandro, fazem a diferença, mas a conseguem com apoio de outras pessoas, como você, que sabem distinguir o certo dos “duvidosos”, ou no mínimo faz uma análise crítica das situações que ocorrem em nosso dia à dia.
    Grande abraço

  5. Otilia permalink
    11/10/2008 14:50

    Pois é amigo, nossa cidade é um perfeito cangaço mesmo, nem a nossa pequena imprensa é verdadeira, pois apenas mostra a cordialidade com a atual administração, estes jornais estão longe de ser um veiculo de comunicação não passam de malas diretas de quem paga mais…. Um toma lá da cá….
    Enquanto isso a ignorancia do povo aumenta…
    Mas ainda bem que existem pessoas como vc Evandro, com verdade e honestidade com a profissão…

  6. Jair Dransfeld permalink
    10/10/2008 15:48

    Também notei isso Carlos, pontos diferentes e diferentes palavras para cada um dos candidatos, e achavam que ninguém iria perceber.
    De qualquer forma vamos unir forças para que a liberdade de expressão com total imparcialidade prevaleça, sendo somente a verdade a única diretriz a ser seguida pelos que prezam tal valor.
    Estou contigo Evandro…

    Grande abraço a todos

  7. Carlos Eduardo permalink
    10/10/2008 12:57

    Evandro, infelizmente nossos jornais não trazem o caráter investigativo, de formação de senso crítico e de inteligência, como deveriam fazer. As notícias são estampadas buscando o sensacionalismo, com manchetes de puro mal gosto.
    Buscam, ainda, induzir o leitor menos preparado – sem desmerecer ninguém – a aceitar as idéias transmitidas e defendidas pelo jornal como únicas e verdadeiras. Vejo a nossa imprensa local manipuladora, o que é muito triste.

    Com relação ao desafio feito pelo Sr. PRN, para provar as suas afirmações, as respostas estão no próprio jornal citado, assim como nos demais: As fotos dos comícios dos 3 candidatos à prefeitura de Araucária, no último pleito. Sub liminarmente elas induziam o leitor, principalmente aquele indeciso sobre em quem votar, a acreditar que o povo estaria aprovando, antecipadamente, um dos candidatos. As diferenças de ângulos demonstravam isto: No comício do candidato da situação, as fotos eram tiradas do fundo do palco, mostrando as costas do candidato e à sua frente, num ângulo fechado, a população que havia comparecido, dando a impressão de uma grande população acompanhando o feito. De outro candidato, a foto era num ângulo lateral, mostrando na diagonal, parte do povo e os candidatos que estavam sobre o “palco”. Do último candidato, a foto foi tirada do meio do povo, nas primeiras filas, mostrando quase que tão somente os candidatos e algumas poucas bandeiras. Fora a notícia em si que assim dizia: O candidato X fez comício em tal bairro; O Candidato Y fez comício em tal bairro que foi acompanhado por um BOM público; Por fim, o candidato Z fez comício em tal bairro, sendo acompanhado por um EXCELENTE Público. Percebe a diferença? As fotos mostravam, o texto forçava…
    É, meu caro Evandro, esta é a nossa imprensa. A mesma imprensa que lutou por muitos e longos anos para conseguir a independência editorial. E foram longos anos de ditadura… O esforço de tantos jornalistas deveria ser extremamente valorizado.

  8. Lilian permalink
    10/10/2008 12:39

    muito bom, condorno plenamente com vc, e otimo poder confirmar esse tipo de atitude pois saber que essas coisas acontencem, principalmente nessa cidade, a gente ja sabe faz tempo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: